Ajude este site a continuar gerando conteúdo de qualidade. Desative o AdBlock

Girlboss 1×10 – Fórum de Moda Vintage

Girlboss 1×10 – Fórum de Moda Vintage

Gustavo Pereira - 22 de abril de 2017

“Fórum de Moda Vintage” é precedido por “Gráficos do c*cete”. Para ler a crítica do nono episódio de Girlboss, clique aqui.

Sim, a metalinguagem está realmente de volta. “Fórum de Moda Vintage” explora a interação na internet para, com uma fotografia inteligente (se Christian Rein estiver lendo essas críticas, deve estar rindo da minha cara agora) e um texto afiado, mostrar um lado nada bonito de Sophia, capaz de ser cruel com pessoas de forma indiscriminada.

Dr. Fantástico (1964) e Girlboss: a referência só fica melhor

Para quem não viu e sem dar spoiler: em Dr. Fantástico o mundo, no auge da Guerra Fria, está prestes a ser destruído pelo confronto nuclear entre Estados Unidos e União Soviética. A imagem acima é da “sala de guerra”, onde os especialistas do governo norte-americano buscam soluções para evitar o quase certo fim da humanidade. O filme de Stanley Kubrick é dotado de um humor cáustico, repleto de ironias nos diálogos. Girlboss, guardadas todas as proporções, faz algo semelhante ao usar o mesmo esquema “sala de guerra” para representar fisicamente o virtual Fórum de Moda Fashion.

As representações físicas da caixa de comentários de um fórum online se tornam cômicas graças ao elenco, que forçosamente atua mal, tirando qualquer emoção da palavra escrita. Este é precisamente o maior mal da internet: ao perder expressões faciais e tom de voz, a comunicação empobrece.

“Você nunca soube se expressar online” – E QUEM SABE?

Este não é o único exemplo de que Rein estava guardando todas as cartas na manga para o seu grande momento. Após saturar a paleta tanto quanto pôde, seu grande êxito foi trabalhar com espaços negativos.

Espaço negativo é, basicamente, tudo o que não é utilizado na composição. Neste caso, o quadro é composto por Sophia e Annie. Todo o resto é espaço negativo. Isso é inteligente porque as duas estão conversando pela internet, o que torna o meio num não-lugar.

Quando Annie sai da sala de bate-papo, é retirada da composição. Para destacar a solidão de Sophia, a câmera abre num plano conjunto, deixando-a ainda menor na imensidão vazia.

“Fórum de Moda Vintage” é um episódio que consegue ao mesmo tempo ser engraçado e dramático, o que é muito difícil. Utilizando as mesmas ferramentas, consegue passar impressões distintas. A projeção que fazemos de nós na internet é confrontada pelo nosso real estado de espírito na frente do computador com dois planos, e é forte. Também é o único momento digno de menção da trilha composta por Jeff Cardoni, até então escondida atrás de uma seleção de músicas com forte papel narrativo.

E este é um “fórum oculto”. Sensacional.

Pra quem estava encontrando uma sitcom honesta com bons momentos, o décimo episódio de Girlboss se mostrou um belo desafio técnico. Para assistir à temporada completa, clique aqui.

Para ler a crítica do décimo primeiro episódio, “Lixo de pessoa”, clique aqui.

Topo ▲