Ajude este site a continuar gerando conteúdo de qualidade. Desative o AdBlock

Especial Super Bowl 2018

Especial Super Bowl 2018

Redação - 4 de fevereiro de 2018

O Super Bowl é um evento global. A final da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, é assistida anualmente por uma a cada 3 pessoas do mundo. Tanta comoção ultrapassa o esporte e se torna parte da cultura nacional, chegando à arte.
Selecionamos quatro obras ambientadas no mundo do futebol americano, para que você possa entender mais sobre este mundo particular.

Abaixo, há trechos de cada um dos quatro textos, seguidos pelos links para as análises completas.

Canto Cult: Duelo de Titãs

“A forma como Boaz Yakin filma as partidas, sem um único plano aberto que mostre o campo inteiro, deixa claro que o jogo, por mais importante que seja para a história, é um pano de fundo para a questão racial. Talvez seja o filme sobre um esporte que mais o exiba sem ensinar nada sobre ele. A trilha de Trevor Rabin (da banda de rock progressivo Yes), emulando John Williams a cada compasso, usa de tons marciais similares aos de uma banda escolar, com notas longas que imprimem uma sensação épica a cada jogada ou frase de efeito. Não resta muita margem para questionarmos se os Titãs vencerão seus jogos, a questão é qual preconceito precisarão derrubar para isso.”

Clique aqui para ler o texto completo.

“Golpe Baixo” e o mito da “Great America”

“Preso por agredir um policial, Crewe é levado a um presídio cujo diretor mantém um time de futebol americano composto por presidiários, sendo que os guardas também montaram seu grupo. Coagido a selecionar e treinar o time dos presidiários, Crewe consegue romper a segregação que havia no presídio, agregando pessoas de diferentes etnias em torno do propósito comum de vencer os guardas opressores. Durante o jogo, Crewe resgata sua honra recusando a chantagem do diretor para vender a derrota dos companheiros para o grupo dos guardas e levando seus companheiros a uma vitória emocionante. É interessante o fato de que a figura que incorpora os movimentos de resgate aos valores da Great America é o típico white male estadunidense – o ator Burt Reynolds, cujo personagem os companheiros de time acabam admirando com a maior facilidade, por seus feitos heróicos e por sua capacidade de agregar pessoas e neutralizar as diferenças entre elas.”

Clique aqui para ler o texto completo.

Canto Cult: Jerry Maguire: A Grande Virada

“Jerry Maguire: A Grande Virada faz uma viagem do mundo esportivo extremamente competitivo para um introspectivo estudo de personagem, no qual o estudado, Jerry, precisa aprender a aceitar seu papel de coadjuvante perante seus agenciados, bem como a administrar sua vida pessoal com profissional. Torna-se, sim, de certo ponto de vista, uma comédia romântica. Mas que, analisada sob o todo apresentado, se justifica. É um filme sobre a necessidade de identificar um erro em nossa trajetória e encontrar a coragem para consertar. Na cena em que Jerry vai embora do trabalho e convoca colegas a seguirem seu exemplo, é possível ver nos olhos de seus colegas de agência que a eles não falta o desejo de mudar, apenas a coragem. A Jerry, não faltou.”

Clique aqui para ler o texto completo.

“The People v. O. J. Simpson” e o jogo de interesses

“Hoje, após 24 do ocorrido, diante de livros, filmes e outro materiais sobre o caso, podemos perceber o quanto o julgamento de O. J. Simpson foi confuso. Não há uma verdade, mas algumas necessidades que foram remediadas naquele momento. Quanto a justiça, cada um a denomina da maneira que lhe convém.”

Clique aqui para ler o texto completo.

Topo ▲