Ajude este site a continuar gerando conteúdo de qualidade. Desative o AdBlock

Cinema

Correndo atrás de Si-mesmo: em ‘Joias Brutas’, o indivíduo esbarra no coletivo

Maicon Firmiano - 3 de fevereiro de 2020

Uma análise da relação de Howard Ratner, protagonista de “Joias Brutas”, com sua percepção de si mesmo e sua existência no mundo pós-Capital.


Cabeça de Nêgo
Nota:

Cabeça de Nêgo

Filme parte de um caso de racismo para analisar destruição da imagem do ambiente escolar como zona de segurança para jovens.


Mascarados
Nota:

Mascarados

“Mascarados” se junta a um grupo composto por obras como “Arábia” e “Temporada” no estudo das relações de classe e trabalho no Brasil atual.


Joias Brutas
Nota:

Joias Brutas

Josh e Benny Safdie expandem sua análise da relação antropofágica da soceidade capitalista com personagem refém do tempo e do espaço


Canto dos Ossos
Nota:

Canto dos Ossos

Acompanhando a vida de jovens na cidade de Búzios, “Canto dos Ossos” propõe um interessante esvaziamento estético em prol de seu conteúdo.


Cadê Edson?
Nota:

Cadê Edson?

Dácia Ibiapina consegue imprimir seu olhar sem projetar sombra sobre o protagonismo dos movimentos sociais em seu documentário.



Jojo Rabbit
Nota:

Jojo Rabbit

“Jojo Rabbit” é, antes de qualquer coisa, uma obra provocadora. A sequência dos créditos iniciais traça um paralelo gritante entre o nazismo e a beatlemania.


Sequizágua
Nota:

Sequizágua

Documentário acaba por falhar ao explorar demais imagens de pessoas em situações degradantes para mostrar impacto do agronegócio na vida no campo.


Sertânia
Nota:

Sertânia

A obra de Geraldo Sarno cria uma estrutura baseada em memórias para retratar a violência inerente ao período sem lei do sertão brasileiro.


Topo ▲