Ajude este site a continuar gerando conteúdo de qualidade. Desative o AdBlock

Friends: especial de 25 anos

Friends: especial de 25 anos

As dez vezes em que eles estiveram “there for you”

Marina Pais - 22 de setembro de 2019

De estampas em camisetas a gifs na internet, é difícil não notar o impacto cultural que “Friends” teve. Frases como ‘we were on a break‘ e ‘how you doing?’ continuam sendo repetidas, e é difícil não lembrar de Ross e Rachel quando o tema é romance pingue-pongue. O último episódio foi ao ar em maio de 2004, mas é fácil achar alguém que ainda maratona a série em setembro de 2019 (ou seja lá quando você estiver lendo isso). Afinal, “Friends” é uma daquelas séries que acabou-mas-não-acaba: depois de dez anos acompanhando aquele grupo de amigos, é difícil deixar eles para trás.

Nessa atmosfera comemorativa, selecionei um episódio de cada temporada para ajudar a cantar feliz aniversário.

“Aquele com George Stephanopoulos” (1ª Temporada)

A primeira temporada é a minha favorita, então foi particularmente difícil selecionar só um episódio dela. Apesar disso, a justificativa para a escolha desse episódio é simples: ele exemplifica muito bem o que é a série.

Friends

Enquanto Rachel tenta se adaptar a sua nova vida, Ross tenta superar Carol no aniversário do… primeiro contato íntimo dos dois. O episódio termina com uma fala que sintetiza a atmosfera da série, dita por Rachel ao pessoal do cartão de crédito: “Eu tenho feijões mágicos“.

“Aquele em que Heckles morre” (2ª Temporada)

A escolha óbvia (e talvez mais acertada) para o representante da 2ª Temporada seria “Aquele depois do Super Bowl”, que conta com participações especiais de Julia Roberts e Jean-Claude Van Damme.

Friends

Mas… Não pareceu certo ignorar a morte do Sr. Heckles. A despedida de Heckles serve como ponto de partida para uma evolução emocional do personagem de Chandler: ele se depara com a perspectiva da sua própria solidão, o que o leva a procurar antigos amores (que vêm em formato de docinho de coração).

“Aquele do futebol americano” (3ª Temporada)

“Friends” tem uma tradição de fazer episódios especiais no Dia de Ação de Graças (festa que é só um dia útil no Brasil). O especial da terceira temporada é bem… especial.

Friends

O “troféu dos Geller” (melhor definido como um bonequinho de troll em um pedaço de madeira) já seria o suficiente para escolher esse episódio. Além disso, é bom ver os seis fazendo atividade física, e as sequências acompanhadas de música são particularmente divertidas.

“Aquele com os embriões” (4ª Temporada)

Talvez esse seja o melhor episódio da série como um todo. Talvez.

Friends

Miss Chanandler Bong, a categoria ‘onze’ das toalhas, a rodada relâmpago, Phoebe se preparando para ter os bebês do seu irmão… Nesse episódio, não faltam referências engraçadas. Ele também é o ponto de partida para a troca de apartamentos, que gera muitas outras situações cômicas (como a busca pela função de um interruptor, no décimo quinto episódio).

“Aquele em que todos ficam sabendo” (5ª Temporada)

O romance entre Monica e Chandler é um divisor de águas na série (não existem spoilers de Friends, né?).

Friends

Só a cena em que Phoebe grita ‘meus olhos, meus olhos!’ já valeria a inclusão desse episódio nessa lista, e o jogo de sedução entre ela e Chandler termina por consolidar a sua posição como representante da 5ª temporada.

“Aquele da última noite” (6ª Temporada)

Mudanças, a partida de Pebolim da China contra a Itália, a canetinha do telefone e um interessante jogo de cartas. É a última noite!

Friends

Como Joey bem coloca, a mudança de apartamento de apartamento de Chandler e Rachel marca ‘o fim de uma era’. Quando esse episódio foi exibido pela primeira vez, “Friends” já estava no ar há 6 anos. Depois de tanto tempo acompanhando a trajetória dos seis amigos, é natural que as mudanças doam mesmo.

“Aquele com os cheesecakes” (7ª Temporada)

A partir dessa temporada, a qualidade da série decai sensivelmente. “Friends” nunca chega a ficar realmente ruim, mas se nas primeiras temporadas era difícil escolher só um episódio que se destaque, aqui é difícil escolher qualquer um deles.

Friends

 

Mas essa lista é comemorativa, então não é hora de falar de coisas ruins. Esse foi o episódio que deixou todo mundo com vontade de comer um cheesecake da “Confeitaria da Mamãe” – tão bom que se come até do chão!

“Aquele em que Rachel tem o bebê: parte 1” (8ª Temporada)

Rachel e Ross vão ter um bebê, mas o parto está demorando mais que o previsto (de novo, espero que isso não seja spoiler).

Friends

Esse episódio conta com uma reaparição da sempre bem-vinda Janice nos seus minutos finais, e, mesmo antes disso, os outros pacientes que dividem o quarto com Rachel são bem engraçados. Ele também inicia uma nova jornada para Monica e Chandler (que começam as tentativas para ter um filho).

“Aquele com o jantar de aniversário da Phoebe” (9ª Temporada)

Esse episódio parece uma mistura do “Aquele em que ninguém está pronto”, da terceira temporada, com “Aquele em que eles ficam acordados a noite toda”, da sétima.

Friends

Todos se atrasam para o aniversário da Phoebe, e a montagem do episódio alterna entre o que cada dupla está fazendo. Todas as histórias funcionam bem e, unidas, criam uma atmosfera de expectativa interessante. O final do episódio, com o foco em Joey, é a cereja do bolo.

“O último episódio: parte 1 e parte 2” (10ª Temporada)

O episódio do bronzeado do Ross é ótimo, o que Joey fala francês é melhor ainda… Mas esse tinha que ser o último da lista. Mas depois de acompanhar Chandler, Joey, Monica, Phoebe, Rachel e Ross por 10 anos (ou por muitas e muitas horas), é difícil colocar outro episódio no fim de qualquer lista que não seja o último.

Friends

Uma série que tem um tempo de duração tão longo dá ao espectador a oportunidade de acompanhar o crescimento real dos atores: as mudanças de peso, de corte de cabelo, o envelhecimento. Por isso, ver eles todos se despedindo e as luzes do apartamento se apagando é triste. Mas, se há algo que possa servir de consolo, mesmo passados 25 anos “Friends” continua sendo tema de comemorações.

Topo ▲